Blocagem de Peças de Tricô com Vapor | Blog By Day

Top Social

Blocagem de Peças de Tricô com Vapor

|


Oi gente, fiz um vídeo mostrando como blocar peças através do vapor. Eu separei algumas das dúvidas que eu mais recebi de vocês. Se você tem alguma dúvida, sinta-se livre para colocar aqui nos comentários que eu respondo assim que possível.

Por que minha peça de tricô ficam enrolando?
R= Pois você fez pontos meia de um lado e tricô do outro. Para que a peça não enrola você deve fazer pontos iguais do avesso e do direito (por exemplo, fazer meia do avesso e do direito, ou tricô no avesso e direito). Existem pontos fantasias que são próprios para não enrolar (eles geralmente vem com a indicação dizendo que são iguais no avesso e direito) e esses pontos fantasias não enrolam tanto.

Fotos de um antigo cachecol que fiz e enrolou. Ele não estava blocado.

O que é blocar?
R= Blocar é uma técnica que permite seu tricô ficar reto, acomodando melhor as fibras dos fios e dando melhor formato nas peças através do calor por exemplo. Em algumas peças, a blocagem fará a peça ficar maior já que a fibra será melhor acomodadinha.


Quando você indica usar essa técnica?
R= Para dar acabamento. Ou na peça pronta, ou nas partes antes da costura. As partes que eu mais bloco são: barra de casaquinhos (as vezes elas ficam empinadas para cima e para fora) em cachecol e mantas que como eu disse tem ponto meia/tricô e ficam com as laterais virando para dentro. Xales também podem enrolar as laterais. E em aplicações (letras, flores, folhagens) que ficam todas tortas e enroladas dificultando na hora de pregar. É legal blocar também peças para vender, porque o acabamento fica muito bom.


Que materiais (fios) eu posso blocar?
R= Todos. Algodão é mais fácil (porque não derrete) mas você pode blocar lã e acrílico também. Esses dois últimos você precisa ter cuidado com o calor, pois se for muito grande, você dereterá a fibra do acrílico e isso é péssimo.


Quantas técnicas de blocagem existem?
R= Eu não sei todas. Eu sei que existem técnicas de blocar no vapor ( que eu mostro no vídeo ), técnica de blocar na água, técnica de blocar o fio e já usá-lo blocado, ou ainda, blocar ao sol e por aí vai. Eu vou mostrar todas as que eu sei, uma por uma em vídeos.


 É isso gente, espero ter ajudado quem sempre quis fazer essa técnica, se a sua dúvida não apareceu aqui na lista, mande ela pra cá que eu respondo assim que possível.  Um abraço.
Seja o Primeiro a Comentar esse Post !
Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts.

Post Signature

Post Signature