Batinha Blog By Day de Tricô :: Receita + Passo a Passo

Oi gente tudo bem? Que calor heim? Muita gente me pediu uma receita de blusa em tricô para usar na praia, e eu vim tecendo e anotando uma receita para mulheres mais gordinhas (como eu) que vestem 42 à 44. Se você quer essa peça em tamanho menor ou maior, leia o fim deste post. É sempre bom ajustar com uma amostra (como ensinei aqui nesse post) mas tecendo com agulhas 5 você faz uma peças tamanho M. 

Como eu fiz essa receita usando eu mesma de base e o ponto fantasia tirei de uma revista de pontos, vocês podem fazer para vender, para presentear amigos, etc... só não esqueça os créditos aqui para o blog - eu fico agradecida - pois embora a peça seja simples, deu um trabalhão chegar nesse resultado. O vídeo eu dividi em 2 partes para mostrar a peça do zero. Espero que gostem. 

Tamanho:
Tamanho 44 (GG feminino).

Amostra:
5x5cm = 7 pts x 5 carrs.
Fiz com agulha nº 7 e fio anne duplo. 

Material:
Agulha nº 7 mm retas. (Compre aqui!)
3 novelos de Anne branca. (Compre aqui!)

Créditos:
Receita, fotos, vídeo: Blog-By-Day
Eu permito que você use a receita como quiser, mas não esqueça os créditos.

Frente e Costas:
Coloque 73 pts.

1ª carr: toda em meia.
2ª carr: toda em meia.
3ª carr: toda em meia.
4ª carr: toda em meia.
5ª carr: toda em meia.
6ª carr: toda em meia.
7ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
8ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).
9ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
10ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).
11ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
12ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).

Repita essas doze carreiras 7 vezes.
Em seguia eu fiz 12 carreiras de ponto meia.
Para a divisão da peça eu marquei os primeiros 18 pontos, e os últimos 18 pontos da carreira.
Vou trabalhar agora, somente nos primeiros 18 pontos da carreira:
1ª carr: 18m (vira).
2ª carr: 1 ponto sem fazer, 17m.
Repeti essas 2 carreiras 6 vezes (fiz 12 carreiras) totalizando 12 cordões contados no direito.
Arrematei em meia do direito na próxima carreira.

Em seguida, eu arrematei os pontos centrais da carreira (arrematei em meia) e já teci os últimos 18 pontos da carreira em meia. Aqui já contei como a 1ª carr : 18 pontos em meia.
2ª carr: 17m, 1 sem fazer.
Repeti essas 2 carreiras 6 vezes (fiz 12 carreiras) totalizando 12 cordões contados no direito.
Arrematei em meia do direito na próxima carreira.

Mangas:
Para as mangas eu fiz assim, coloquei 73 pontos nas agulhas.
Em seguida fiz:
1ª carr: toda em meia.
2ª carr: toda em meia.
3ª carr: toda em meia.
4ª carr: toda em meia.
5ª carr: toda em meia.
6ª carr: toda em meia.
7ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
8ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).
9ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
10ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).
11ª carr: (1m) 1m *laç, 2pjm* (1m).
12ª carr: (1t) 1t *laç, 2pjt* (1t).

Repeti as carreiras 1 à 12 (3 vezes totais) e terminei com 6 carreiras em meia. Arrematei.
Para finalizar costure toda a peça.

:: Como Ajustar O Tamanho das Peças ::

Amigos, eu vou colocar aqui para vocês uma dica de como ajustar o tamanho dessa peça para maior ou menor. Queria só lembrar que é uma orientação, ou seja, o ideal é você tecer uma amostra e calcular de forma precisa para seu tamanho, mas acredito que as orientações ajudem e possam dar uma "luz" para quem tem mais dificuldade de ajustar as peças ok?

Para Tamanho 40: Faça toda a peça em agulhas nº 5, isso fará toda a peça ficar em tamanho M.
Para Tamanho 46: Comece a peça com 83 pontos na agulha, faça 8 repetições do ponto decorativo todo o resto é igual. Na hora de tecer as mangas, também coloque 83 pontos e pregue as mangas na altura dos pontos da 2ª listra (a minha eu fiz no 1º ponto da 2ª listra, você fará no último ponto da 2ª listra).
Para Tamanho 48: Faça como no tamanho 46 mas teça com agulha nº 8. A peça ficará bem grandinha (ela já é uma peça mais folgadinha).

23 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá. O P, pode ser feito com a mesma agulha nº 5 mas eu recomendo que costure mais o ombro para que ele se ajuste melhor à seu corpo (pois tenho ombro largos). A peça fica bem em tamanho M pois é mais folgadinha, então o M veste bem o P e o M. Se por acaso você for muito P mesmo, aí faça com agulhas nº 5, e coloque 63 pontos no começo. Espero quer ajudado. Um abraço.

      Excluir
  2. Ficou linda Day. Eu amo suas receitas, você enão na muito bem. Obrigada por compartilhar conosco seu trabalho. Caso eu utilize agulha n 6, vai ficar com o resultado muito diferente?

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda Day. Eu amo suas receitas, você enão na muito bem. Obrigada por compartilhar conosco seu trabalho. Caso eu utilize agulha n 6, vai ficar com o resultado muito diferente?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Day que Linda maravilhosa vou fazer pra minha filha e pras 2 netinhas q vai passar Natal e Ano Novo no Piaui e la e mto quente Praia... Vai ser bem legal... Obrigado Fessora vc sempre nos surpreendendo.. Um grande abraco Jaqueline MG

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!!!
    Sou iniciante e estou amando tentar aprender a fazer tricô com você, fazendo junto então fica tudo mais fácil!!
    A minha dúvida é: vai ter muita diferença no tamanho GG se eu usar a agulha n 6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o ideal é você fazer uma maostra pra ver se vai mudar muito, mas vai diminuir pouca coisa, acredito que ainda ficará no tamanho G :)

      Excluir
  7. Agradeço tanta generosidade Day , agora vou fazer uma pra mim , estou ficando maluca com tantas coisas lindas

    ResponderExcluir
  8. Linda! A blusa e a modelo!
    Bjus e obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  9. Day, se eu quiser fazer ela no tamanho 36! Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz ela na agulha 5 e coloca 63 pontos nas montagens da peça e das mangas :)

      Excluir
  10. Linda como tudo que você faz, aprendi tricô com você e Jaqueline Santos, obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Nossa muito linda,E vc explica muito bem vidas e obrigada

    ResponderExcluir
  12. by day sigo seu canal sou iniciamte e queria saber como compreender os graticos pois so sei fazer touca ate agora foi o que aprende ate o momento e queria fazer um casaquinho para meu filho de 1ano e dois meses

    ResponderExcluir
  13. ola Da como posso melhor interpretar os graficos pois sou iniciante e nao entendo direito

    ResponderExcluir
  14. Oi! De quantos novelos vou precisar se fizer com agulha n°5?

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Blog By Day | Caixa Postal 711, Cep 71510-970, Brasília, DF. | Pai abençoe cada pessoa que aqui passar, e faz deste blog um instrumento de amor ao próximo.