Revista :: Mantas - Crochê & Tricô




Olá amigos tudo bem? Bom dia (aqui é domingo cedinho) e eu terminei de instalar meu scanner. Finalmente. Hoje eu começo a scanear as revistas que recebi da Eunice Rocha (muito obrigada por partilhar), ela comentou no facebook que tinha algumas e eu me disponibilizei em escanear todo o material, editar, e colocar disponível aqui no blog. Vou todo o domingo colocar uma para vocês. 

Este é um material de junho de 2005 (tem 13 anos) que já não é mais fácil encontra-lo por aí, então acredito que não terei problemas por disponibilizar ele, mas se você utilizar por favor não esqueça os créditos e me avisem se houver algum problema. 

E antes de ir um último pedido, se você tiver a chance de comprar essa revista, compre, deixe esses scans para as pessoas que não têm a oportunidade de comprar, ou para pessoas de outros países que não têm acesso à esse material. O intuito desse posto é partilhar um material antigo, para que ele não se perca, e para que pessoas sem acesso à ele possam conhecê-lo, não venda, não comercialize esses scans. Me avisem se o link das imagens quebrar para que eu possa editar o post.



Nome: Mantas - Crochê & Tricô
Ano: 2005
Número: 22
Editora: Liberato
Revista gentilmente cedida por: Eunice R.
Scans: Blog-By-Day































Congresso Brasileiro de Tricô




Olá amigos tudo bem? Hoje eu venho com uma boa notícia para os amigos que moram em Curitiba e região. Estamos a 50 dias do Congresso Brasileiro de Tricô que está em sua 6ª edição e terá muita, mas muita coisa boa esse ano. Eu fui convidada pelo pessoal a dar um pulinho lá e estarei presente no dia 6 de Abril às 20h, se você puder dê também uma passadinha por lá, será bem legal. Como eu gosto de explicar falando, fiz um vídeo com algumas informações do evento mas você encontra todos os dados dos cursos, datas, valores, e endereços no site do congresso linkado abaixo:

www.congressobrasileirodetrico.com.br


E como falei no vídeo, não esqueça de comentar aqui (ou no Youtube) para que eu saiba que você vai, como disse tô preparando umas surpresinhas para levar para vocês. A gente se vê em Abril!


Fio Fofura Baby & Kids da Círculo :: Resenha







Olá amigos tudo bem? Por aqui ta tudo bem graças a Deus, e hoje eu passo para compartilhar com vocês a resenha de mais um novelo. Se você não conhece meus posts com resenhas de fios eu vou deixar o link aqui. Para facilitar eu fiz logo um vídeo contando tudo sobre esse fio para bebê e explicando onde e como usar. Abaixo um resumo de tudo:


Nome: Fio Fofura Baby e Kids
Marca: Círculo
Metragem: 254 metros
Peso: 100 gramas
Tex: 393
Ne: 6/4
Composição: 100% acrílico
Agulhas de tricô indicadas: 3.5mm à 4.5 mm
Agulhas de crochê indicadas: 2.0 mm
Cores disponíveis: 36 cores totais
Cores mescladas: 5 cores

Minha opinião:
Indicação: peças de bebê, meias de adultos, gorros, casaquinhos, blusas, coletes, cachecol, lenços.
Ponto positivos: não tem muita emenda, tem um brilho lindo, é bem macio, tem uma espessura boa para agulhas não tão fininhas (eu indico 3.5 à 4.5). Tem uma paleta de cores bem bonita que não me deram alergia. O rótulo tem receita.
Pontos negativos: difícil de achar ao vivo, tem uma metragem não muito grande.
Nota: 9



imagem retirada do site da empresa


Blusa Esponja do Mar :: Receita e Passo a Passo







Tamanho:
Altura: 58 cm
Largura: 63
Para aproximadamente tamanho GG (veste manequim 44 mas por ser beeeem grande veste até manequins maiores ela com certeza dará pois fica bem soltinha no corpo.).

Como Ajustar o Tamanho? Esta é uma peça bem solta no corpo, o ajuste com a numeração da agulha já fará a peça menor. Então se você quiser pode tecer ela toda com agulhas nº 5 para manequim 42. Com agulhas nº 4.5 para manequim 40 e com agulhas 4 para manequim 38... o correto é você  pegar a medida da amostra e fazer o cálculo do ajuste para que a peça fique nas suas medidas como falei nesse post aqui: https://blog-by-day.blogspot.com.br/2015/07/ajustando-um-tamanho-de-peca-de-trico.html Um abraço. ❤

Materiais:
- 4 novelos de Anne cor caramelo cor 7030. (eu usei 3 novelos e 1 pouquinho do 4º novelo).
- Agulhas circulares esmaltadas de 80 cm nº 6 mm da Círculo. (você pode usar agulhas retas tradicionais).
- Agulha de tapeçaria.
- Tesoura.

Amostra:
Um quadrado de 5 cm x 5 cm tem 8 pts na base e 5 ptos na altura.

Créditos:
- Receita, Vídeo e Fotos: Blog-By-Day
- Por favor não retire os créditos ao copiar/partilhar essa receita -

Colocar 82 pontos na agulha.

1ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
2ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
3ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
4ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
5ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
6ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
7ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.
8ª carr: 1t * 2t, 2m* 1t.

Corpo:
1ª carr: 2t *2 laç, 2pjt, 1t* terminando com 2t.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: tricô.
4ª carr: tricô.
5ª carr: 2t *1t, 2pjt, 2 laç* terminando com 2t.
6ª carr: tricô.
7ª carr: tricô.
8ª carr: tricô.

Quando tiver 24 furinhos (ou seja 12 repetições do motivo) vamos parar após a 4ª carr e fazer o decote.
Para isso faremos:
1ª carr: 1t *1t, 1m* 1t.
2ª carr: 1t *1m, 1t* 1t.
3ª carr: 1t *1t, 1m* 1t.
4ª carr: 1t *1m, 1t* 1t.
5ª carr: 1t *1t, 1m* 1t.
6ª carr: arremate acompanhando os pontos.

Ao terminar a parte da frente, você fará as costas da mesma forma, então teça tudo novamente. Em seguida, com as duas partes prontas vamos colocar as duas partes juntas e unir as peças costurando os ombros (para isso eu recomendo que você vista a peça e costure o tamanho desejado de seu ombro para regular o decote no seu corpo).

Mangas:
  Costurar os ombros. Em seguida colocar os marcadores após o 10º furinho de baixo pra cima. (contei na direção quadril ombro). Serão 51 pontos levantados na frente + 51 pontos levantados nas costas = 102 pontos totais.
1ª carr (avesso): toda em tricô colocando duas diminuições no ombro.
Em seguida fazer as carreiras do ponto decorativo da seguinte forma:
Manga:
1ª carr: 2t *2 laç, 2pjt, 1t* terminando com 2t.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: tricô.
4ª carr: tricô.
5ª carr: 2t *1t, 2pjt, 2 laç* terminando com 2t.
6ª carr: tricô.
7ª carr: tricô.
8ª carr: tricô distribuindo 3 diminuições pela carreira em forma de 2pjt.

Após 5 repetições do ponto decorativo (eu fiquei com 85 pontos na agulha), faremos a barra 2/2 tecendo:
1ª carr: *2m, 2pjt, 2pjt* até os últimos 7 pontos que serão terminados com 2pjt, 1t, 2m.
2ª carr: *2t, 2pjm*
3ª carr: *2m, 1t*
4ª carr: *2t, 1m*
5ª carr: *2m, 1t*
6ª carr: *2t, 1m*
7ª carr: *2m, 1t*
8 ª carr: *2t, 1m*
9ª carreira: arremate acompanhando o ponto.
Corte o fio deixando uns 70 à 80 cm para costurar a lateral da blusa.
Repita o mesmo processo para formar a segunda manga.

Para terminar você costura toda a lateral da peça, escondendo as pontinhas dos fios. Ah e não esqueça de me mostrar o resultado da sua, eu vou amar ver o seu trabalho 




Aviso Sobre o Sumiço

Foto que fiz de uma árvore em SP

Olá amigos, primeiro de tudo, desculpem a ausência. Depois que voltei de férias parecia que tudo, absolutamente tudo que eu fazia dava errado. Fiquei sem internet por várias semanas, precisei me mudar e a imobiliária demorou muito para me entregar a chave, precisei sair com pressa, minha mudança foi feita em várias "etapas" pois a casa nova tinha uma infestação de carrapatos (até escorpião) eu sou alérgica a carrapatos e Gohan precisou de remédios para controlar a praga. Além disso, o antigo dono sumiu e deixou para trás dois cômodos recheados de móveis, poeira e bagunça (foi difícil conseguir convencê-lo que o espaço precisava ser esvaziado e limpo) precisamos fazer isso nós mesmos durante todo o tempo livro que tínhamos.


Estou trabalhando em "duas" escolas, uma fica bem longe de casa e como sou nova precisei parar tudo para fazer provas, treinamentos, cursos, workshops... e na nova escola eu estou responsável por 11 turmas de inglês, como tudo é novo, eu precisei fazer planejamentos, treinamentos e passar mais horas me dedicando a leitura de materiais novos que ainda estão em fase de ajustes então é problema brotando em todo cantinho; plataforma on line, editora, planejamentos, horários, salas, padronização dos materiais, som, datashow, computador, uniforme... Foram muitas reuniões com pais, muito corre corre com a casa nova, muita dor de cabeça sem a internet... Eu só chegava em casa, dormia e começava tudo de novo.


A casa segue meio encaixotada e meio organizada, essa nuvem negra parece estar saindo da minha cabeça e eu preciso confessar que sou mole demais, se muitos problemas acontecem, se perco minha rotina e sinto que as coisas não estão sendo feitas em calma e ordem, eu literalmente surto, fico emotiva por qualquer coisa, então esses dias eu também usei para colocar a paz de volta na mente e no coração (você sabem que eu não venho aqui postar quando não me sinto em paz).


Os amigos, colegas de profissão e leitores precisaram usar aquela dose extra de paciência comigo, e eu só posso agradecer a todos. Os vídeo retornam na semana que vem, sorteios, e toda a programação que eu tive que interromper. Um abraço enorme, com um grande "ufa" de alívio.

Em Andamento






 Eu não me aguentei gente, já peguei aqui 4 novelos de Anne da Círculo (eu amo demais esse fio) tô aqui fazendo uma blusa que minha irmã pediu e eu tô correndo pra terminar antes de ir embora de volta pra minha casinha. Pensa numa blusa que ta ficando bonita (amanhã eu vou pedir pra minha irmã colocar pra vocês verem). 

 Tô tecendo, gravando e anotando a receita. ♡ ♥ ♡ 

 Se você já quiser ir se preparando eu tô usando agulhas n°6 esmaltadas da Círculo de 80 cm (as minhas vieram do site Novelândia e 4 novelos de Anne na cor mostarda 7030. Se você veste até no máximo 42, pode comprar apenas 3 novelos que vai dar. Se você veste de 42 pra cima, serão 4 novelos ta bem?



Sapatinho Samambaia :: Receita + Video







Bom dia amigos, como estão? Hoje eu teci um sapatinho de uma receita que escrevi carreira por carreira (além de fazer alterações e correções) para ajudar os amigos iniciantes. O sapatinho eu chamei de Samambaia. Você sabia que o nome Samambaia é de origem tupi-guarani e significa "aquele que se torce em espiral?". Pois é, eu sigo nomeando as receitas do blog com nomes de plantas ou pássaros. Espero muito muito muito que vocês gostem do post de hoje, façam essa peça para doação, e se copiar ou partilhar não esqueça um crédito aqui para o blog. Na lista dos materiais citei a agulha japonesa de bambu que usei e tem resenha dela caso você queira saber mais. Para mais receitas de bebê, ou sapatinhos clique aqui. Uma beijoca!


Tamanho: 0-3 meses (aproximadamente).
Sola: 8.5 cm
Altura: 6.5 cm (com caninho dobrado).

Materiais:
 - Agulhas retas de tricô nº 3.5 mm. No vídeo eu uso Agulha Circular de 80 cm de Bambu da Marca Tulip que veio do site Novelândia.com.br
 - 1 novelo de Fofura Baby Kids da Círculo, cor verde água nº 0550.
 - Fita de cetim nº 1 (dois pedaços de 50 cm cada)
 - Agulha de tapeçaria
 - 1 tesoura

Amostra:
Um quadrado de 5cm x 5cm = 15 pontos x 15 carreiras.
Feito em ponto de malha (meia do direito e avesso em tricô).

Créditos:
 Receita da Revista: Arte com as Mãos, Tricô Bebê. Editora Casa Dois. Nº 6. Ano desconhecido.
 Fotos, Video e Correção da Receita: Blog-By-Day.blogspot.com
 - Por favor não retire os créditos ao copiar/compartilhar esta receita. - 

Como Fazer:
Colocar 33 pontos nas agulhas.

1ª carr: toda em tricô.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: 1m, laç, 15m, laç, 1m, laç, 15m, laç, 1m.
4ª carr: toda em tricô.
5ª carr: 2m, laç, 15m, laç, 3m, laç, 15m, laç, 2m.
6ª carr: toda em tricô.
7ª carr: 3m, laç, 15m, laç, 5m, laç, 15m, laç, 3m.
8ª carr: toda em tricô.
9ª carr: toda em tricô.
10ª carr: toda em tricô.

11ª carr: *1m, 1t*.
12ª carr: *1m, 1t*.
13ª carr: *1m, 1t*.
14ª carr: *1m, 1t*.
15ª carr: *1m, 1t*.
16ª carr: *1m, 1t*.
17ª carr: *1m, 1t*.
18ª carr: *1m, 1t*.

19ª carr: toda em tricô.

20ª carr: 19t, 6t, 2pjt (vire)
21ª carr: 6t, p2jt (vira)
22ª carr: 6t, 2pjt (vira).
23ª carr: 6t, 2pjt (vira).
24ª carr: 6t, 2pjt (vira).
25ª carr: 6t, 2pjt (vira).
26ª carr: 6t, 2pjt (vira).
27ª carr: 6t, 2pjt (vira).
28ª carr: 6t, 2pjt (vira).
29ª carr: 6t, 2pjt (vira).
30ª carr: 6t, 2pjt (vira).
31ª carr: 6t, 2pjt (vira).
32ª carr: 6t, 2pjt, 12t = 32 pontos.

33ª carr: 1m *2m, laç, 2pjm* terminando com 3m.
34ª carr: toda em tricô.

35ª carr: *1t, 1m*.
36ª carr: *1t, 1m*.
37ª carr: *1t, 1m*.
38ª carr: *1t, 1m*. 
39ª carr: *1t, 1m*.
40ª carr: *1t, 1m*. 
41ª carr: *1t, 1m*.
42ª carr: *1t, 1m*. 
43ª carr: *1t, 1m*.
44ª carr: *1t, 1m*.
45ª carr: *1t, 1m*.
46ª carr: *1t, 1m*.
47ª carr: *1t, 1m*.
48ª carr: *1t, 1m*.
49ª carr: *1t, 1m*.
50ª carr: *1t, 1m*.
51ª carr: *1t, 1m*.
52ª carr: *1t, 1m*.
53ª carr: *1t, 1m*.
54ª carr: *1t, 1m*.
55ª carr: *1t, 1m*.
56ª carr: *1t, 1m*.
57ª carr: *1t, 1m*.
58ª carr: *1t, 1m*.
59ª carr: *1t, 1m*. 
60ª carr: arremate acompanhando o ponto. 


Férias no Ateliê Alinhavo




Como vocês sabem minha mãe tem um ateliê de artesanato chamado "Loja Alinhavo". Por aqui estamos reorganizando toda a loja, cuidando de tudo que minha mãe precisou de ajuda durante o ano e eu não pude ajudar por estar longe. Me sinto em casa, me sinto feliz, estar ao lado de minha mãe e de fios, agulhas, bastidores, ideias e essa atmosfera de artesanato me da paz.

Pedi a ela que me fizesse uma lembrancinha para sortear para vocês assim que voltar para casa. Em breve eu mostro a vocês o que será sorteado, e já adianto que será algo para quem ama tricô e principalmente crochê. Por enquanto eu não vou contar o quê será, mas loguinho loguinho eu abro o sorteio e todos poderão participar. 

Ponto Pé de Pato :: Receita + Video




Olá amigos tudo bem? O ponto de hoje é um ponto muito fácil de tecer, em poucas carreiras a gente já vê o resultado. Ele é um ponto que não vai encolher, vai enrolar pouco ou seja, fica lindo em blusas, regatas, saídas de praias, gorros mais folgadinhos, e claro peças para bebê. Um ponto positivo sobre ele é que forma uma barrinha de zigue - zague na base (caso você queira aplicar ele diretamente em receitas de blusas). No caso de cachecol ele só deve ser utilizado se for um cachecol frente única.

Eu indico que você teça ele com uma agulha ligeiramente maior que o seu fio pois assim o efeito dos furinhos ficará melhor. Ele pode ser feito tanto com fios finos quanto grossos (tanto de algodão quanto sintéticos). Termine ele sempre após a 10ª carreira. As abreviações que usei na receita estão explicadas aqui no glossário do blog, e tem mais receitas aqui de pontos decorativos no tricô. Um abraço!


Créditos:
Tradução do Gráfico, Receita, Vídeo e Foto: Blog-By-Day
Coloque um número de pontos múltiplo de 10 + 1.


1ª carr:  todos os pontos em tricô.

2ª carr: toda em meia.

3ª carr: * 1m, laç, 3m, mate duplo, 3m, laç * terminando a carreira com 1m.

4ª carr:  todos os pontos em tricô.

5ª carr: * 2m. laç, 2m, mate duplo, 2m, laç, 1m * terminando a carreira com 1m.

6ª carr:  todos os pontos em tricô.

7ª carr: * 3m, laç, 1m, mate duplo, 1m, laç, 2m * terminando a carreira com 1m.

8ª carr:  todos os pontos em tricô.

9ª carr: * 4m, laç, mate duplo, laç, 3m * terminando a carreira com 1m.

10ª carr:  todos os pontos em tricô.


Mate duplo: passe 1 ponto sem fazer, faça 2pjm, e passe o ponto sem fazer sobre o ponto trabalhado.



Em Andamento




Boa noite amigos, tudo bem? Poucos dias antes de sair de férias eu recebi os novelos de Fio Fofura na cor verde água que pedi mês passado. Eu não sei vocês, mas estava com saudades de tecer com um tom mais verde e sair um pouco do azul (meu tão querido azul).

Eu não estou apenas tecendo com esse fio, estou também gravando sobre ele e tem receita chegando por aqui loguinho loguinho (uma de sapatinho e outra de casaquinho com pala que me pediram no Facebook). Foi um desafio que eu aceitei e agora tô aqui me divertindo tentando acertar o modelo apenas por umas fotos de referência de um site russo. 

Espero que as férias de vocês estejam boas, por aqui eu sigo em casa, aproveitando a família, as reuniões espíritas que meu pai pede que a gente vá com ele para falar sobre amar ao próximo, fazer caridade e buscar a nossa evolução espiritual sempre. Eu vou, acho que meu pai tem se tornado uma pessoa mil vezes mais legal quando está nesses ambientes religiosos, então se é apoio que ele precisa "nóis vai tudo junto e leva até o cachorro". Um abraço amigos!

Último Vídeo do Ano :: Vlog




Acabou o ano e eu só tenho motivos para agradecer. Obrigada meu Deus pelos dias difíceis, pela perda (da avó, do emprego, da casa dos pais, dos colegas, dos alunos e do namoro). Foi na ausência deles que eu percebi o tanto que eu sou rica em motivos para sorrir e ser feliz. 

O ano começou bem ruim, até brinquei falando que não esperava nada de 2017 pois já começou sendo um ano difícil. Mudei de cidade, de emprego, hoje tenho o Beto me dando toda a força e apoio que me ajudam muito, tenho uma família maravilhosa que eu aprendi que mesmo distante ta pertinho, tenho o Gohan, meu amigo de quatro patas que me ensinou a ser mais organizada, mais limpa, e mais prevenida com dinheiro para emergências médicas e veterinárias. 2017 teve barraco, teve chororô, teve muita mudança, mas teve também muita alegria, muita surpresa boa, muito presente inesperado, muita gente iluminada que Deus colocou no meu caminho e que foram verdadeiros anjos me puxando a orelha, elogiando e me ensinando a ser uma Day melhor.


Obrigada, obrigada, obrigada!



Copyright © 2017 Blog By Day | Caixa Postal 711, Cep 71510-970, Brasília, DF. | Pai abençoe cada pessoa que aqui passar, e faz deste blog um instrumento de amor ao próximo.