Faça e Venda

Leia aqui todos os posts do blog com dicas para embrulhar peças, etiquetas de graça para você imprimir e organizar suas peças e outras dicas e sugestões que podem lhe ajudar a vender mais e melhor.


Oi gente, eu estou sempre falando que vira e meche eu recebo encomendas de peças pequenas, como cachecol, boinas, casacos de bebês e sapatinhos e que por culpa delas eu atraso os posts do blog. Hoje eu resolvi mostrar um pouco para vocês de como eu entrego minhas encomendas atualmente (mudou um pouco a forma de entregar devido ao estudo). É uma forma de responder também a quem entra em contato perguntando das peças que eu faço.

Que peças você faz por encomenda?
Eu apenas faço acessórios. Eu tenho uma tabela de peças e nela quem vem até o Ateliê de minha mãe, pode escolher e deixar o pedido anotado. Na minha tabela tem as peças especificadas por nome: Cachecol, Xale, Echarpe, Boina, Sapatinho de Bebê, Luvinha de Bebê, Colete de Bebê, Casaco de Bebê... não faço peças grandes por que o tempo não dá, e eu não gosto de tricotar algo por obrigação.
Minha dica: Vocês podem usar as receitas aqui do blog, que são bem fáceis e rápidas de fazer, e montar a lista de vocês. Eu também apresento modelos já prontos, eu tinha um caderno de sapatinhos, com um modelo em tamanho real anexado no caderno, mas uma foto já é suficiente.

Qual o tempo para confeccionar?
Eu tricoto rápido, eu tenho ansiedade então, minhas peças são rápidas. Mas, como podem acontecer imprevistos e eu sempre estou com vários projetos em andamento juntos, eu peço ao cliente 2 semana de prazo.
Minha dica: Peçam um tempo com margem, assim vocês sempre entregarão as encomendas no prazo. É muito feio não ser pontual.

Quanto você cobra?
Depende muito do fio escolhido, do ponto e do tempo para fazer.Visite sempre sites de venda de peças artesanais para ter uma base de preços. O site http://www.elo7.com.br é muito bom para dar essa base de preços.
Minha dica: Na hora de calcular o preço das suas peças, coloque o valor do fio + 30% (da sua mão de obra) o valor obtido é o preço da peça. Esses valores, dependem do local onde você mora, do público alvo e do valor dos fios que você escolheu.

Você embrulha para presente?
Embrulhar as peças ajuda a mantê-las limpas, longe de dedos sujos, poeira, e cheiros. Eu sou meio boba, adoro embalagens e etiquetas. Pra mim, a melhor parte é fotografar as peças, e embalar. Eu compro em lojas de embalagens sacolas de papel, sacolas plásticas simples, caixas para montar para colocar os sapatinhos e imprimo etiquetas.
Minha dica: Vai por mim, custa um pouquinho mais caro, mas é aquele toque especial que destaca seu trabalho. Para você não ter prejuízo, adicione o valor da embalagem às peças, (tem cliente que pede), e quando não pede, ele acham bom, juro.

Sobre as Etiquetas?
Eu uso papel Off Paper A4 180g especial para impressora a jato de tinta na cor branca. É papel de certificado, ele é mais grosso e tem uma textura engraçada. Eu tenho em meu computador uma pasta cheia de modelos de etiquetas (eu sou loooouca louquinha por etiquetas) e imprimo no papel vergê. Quando tava estudando em Goiânia, num tinha como fazer etiquetas (estudante é tudo pobre) então, comprava papel Paraná, uma folha enorme, e ia cortando á mão, e escrevendo à mão. Ou seja, não tem desculpa pra não fazer. Basta querer.
Minha dica: Você pode fazer no pc suas próprias etiquetas e cartões com endereço do seu blog e tal. Fazer à mão também fica bacana. Nelas vocês podem colocar indicações de lavagem, preço, material, ou contatos. 

Sobre encomendas na net?
Eu dificilmente pego encomendas pela net. Para isso eu envio um formulário para saber mais dos gostos das pessoas e fazer a peça conforme ela pede. É necessário antes pedir um valor de entrada, equivalente à 30% no mínimo do valor final das peças, para garantir que o cliente não vai sumir e que você não terá prejuízo com a compra dos materiais.
Minha dica:Crie um formulário, aprenda a calcular o frete pelo site dos correios, compre embalagens para envio das peças e tenha sempre o cuidado de ir informando o cliente sobre a confecção das peças. 

Sobre as vendas pela net?
Existem sites que vendem e são pagos, e existem sites de vendas gratuitos. Os pagos sobram um valor sobre as vendas e fazem a negociação entre você e o cliente. A vantagem é a segurança e a propaganda, a desvantagem são os preços altos que fazem seu produto ficar bem caro. Os sites de venda gratuitos vocês cuida de tudo, da montagem, até a negociação. A vantagem é ter autonomia, a desvantagem é ter que fazer sua própria divulgação. Eu estarei aberta para responder perguntas sobre esse tópico pois ele é bem extenso. Você pode vender por facebook também, é uma forma barata para quem quer começar.
Minha dica: Crie uma página no facebook e veja se as vendas acontecem, faça uma divulgação, veja se tem como criar estoque de peças, etc...


Se você tem QUALQUER DÚVIDA, entre em contato (pode ser aqui mesmo na página) eu respondo com o maior prazer. Façam, e vendam, vale a pena, você pratica, ganha experiência, e uns trocados.